Climatização

Caracterização das Caldeiras

A) QUANTO AO COMBUSTÍVEL

A.1) Caldeiras a Gás
Uma caldeira a gás é responsável por produzir água quente tanto para usos sanitários como para aquecimento central. Estas caldeiras podem funcionar tanto com gás natural como com gás de garrafa/botija, embora, não seja viável o uso da segunda opção. As botijas de gás não esvaziam até ao fim, logo, é complicado usarem-se estas soluções devido à relativamente rápida substituição de botijas.

A.2) Caldeiras a Gasóleo
Tal como as caldeiras a gás, as caldeiras a gasóleo têm a função de produzir água quente tanto para usos sanitários como para aquecimento central. Actualmente o gasóleo é uma solução mais económica do que o gás. Por essa razão o mercado destas caldeiras tem vindo a crescer bastante.

B) QUANTO À INSTALAÇÃO DA CALDEIRA

B.1) Caldeiras de Chão
B.2) Caldeiras Murais


C) QUANTO À EXAUSTÃO DE GASES DE ESCAPE

C.1) Caldeira de Exaustão Natural
Aparelho que faz a exaustão dos gases queimados de forma natural, gases estes que são fruto da combustão de gás e oxigénio. Esses gases apresentam uma elevada temperatura à saída da caldeira pelo que, naturalmente, são evacuados através de uma chaminé correctamente dimensionada e concebida para o efeito.

C.2) Caldeira de Câmara Aberta
Aparelho que faz a admissão do ar, necessário à combustão, do local onde está instalado e expulsa os gases queimados para o exterior através de uma chaminé tradicional. Esta caldeira só pode ser instalada em locais que tenham uma boa renovação do ar fresco já que o oxigénio contido no ar é consumido, podendo causar efeitos perigosos para os ocupantes desse espaço.

C.3) Caldeira Estanque
Ao contrário da caldeira de câmara aberta, este aparelho retira o ar necessário à combustão do exterior da moradia e expulsa os gases queimados para o exterior através de uma chaminé de tubos coaxiais. A combustão dá-se numa câmara hermética não correndo, assim, o risco do oxigénio, do local onde a caldeira está instalada, ser abusivamente retirado/consumido. A exaustão dos gases é auxiliada por um ventilador.

C.4) Caldeira Ventilada
Este tipo de aparelho é uma solução para o caso da casa não dispor de uma chaminé que consiga fazer uma exaustão natural. Basicamente é uma caldeira estanque que consegue fazer uma tiragem de ar fresco forçada do local onde está instalada, bem como uma exaustão através de um ventilador. Esta caldeira tem a mesma desvantagem que a caldeira de câmara aberta já que o ar é retirado do local onde ela está instalada. Deverá por isso ser instalada num local com uma adequada renovação de ar fresco.

D) Caldeira de Condensação
As caldeiras de condensação funcionam tanto a gás como a gasóleo. A sua tecnologia consiste em aproveitar o calor do fumo de escape proveniente da combustão. Na combustão de um combustível gera-se vapor de água na chaminé. O alto valor energético deste vapor pode ser aproveitado aquando da condensação do vapor. Ao sairem da caldeira, estes vapores têm uma temperatura bastante elevada, por volta dos 200 ºC. Na chaminé a sua temperatura cai para os 55 ºC, neste momento dá-se a condensação e a perda de calor respectiva. Se este calor for usado para pré-aquecer a água de entrada da caldeira então consegue-se um melhor aproveitamento da energia do combustível. Por essa razão se diz que as caldeiras de condensação têm um melhor rendimento.

Para mais informações ou pedido de orçamento por favor contacte-nos.

Formulário de Contacto Geral