Energias Renováveis

Energias Renováveis

A) Energia Solar
Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do Sol, e posterior transformação dessa energia em alguma forma utilizável pelo Homem, seja directamente para aquecimento de água (Energia Solar Térmica) ou ainda como energia eléctrica (Energia Fotovoltaica);

B) Biomassa
A biomassa é um tipo de matéria utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzido e acumulado num ecossistema. A biomassa compreende todo o tipo de matéria orgânica, tanto de origem vegetal como animal. É formada por lenha, resíduos florestais, resíduos agrícolas (palha), alguns resíduos industriais (madeira, papel, agro-alimentares, animais, etc), resíduos sólidos urbanos e águas residuais, entre outros.

A biomassa como combustível é um recurso renovável, já que se pode produzir à mesma velocidade que o seu consumo. Deixará de ser renovável se a taxa de consumo for superior à taxa de produção. Por outro lado, o seu uso elimina resíduos florestais prevenindo o risco de incêndios. A queima de biomassa provoca a libertação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

A biomassa poderá ser o combustível de Lareiras, Salamandras, Recuperadores de Calor e Caldeiras Pellets. A escolha de um destes aparelhos depende do fim pretendido.

C) Energia Geotérmica
A cada meia hora o Sol fornece à terra o equivalente aos gastos energéticos anuais da Humanidade. Esta energia solar é armazenada debaixo da superfície terrestre e utiliza as propriedades térmicas do subsolo, em conjunto com electricidade, como uma fonte de calor de uma bomba de calor.

Uma das coisas que torna as bombas de calor tão versáteis é o facto de ser um sistema de aquecimento e arrefecimento num só.

Uma bomba de calor aplicada num sistema geotérmico é um equipamento abastecido por electricidade, que utiliza a temperatura estável do subsolo e/ou lençóis de água subterrâneos para aquecer ou arrefecer uma área residencial ou até mesmo uma área industrial.

D) Energia Eólica
A turbina eólica/aerogerador obtém energia convertendo a energia do vento em energia mecânica através de um binário que actua sobre as pás do rotor. Essa energia mecânica é por sua vez convertida em energia eléctrica. A quantidade de energia transferida ao rotor pelo vento depende da densidade do ar, da área de varrimento do rotor e da velocidade do vento.

Este tipo de energia renovável não pode ser utilizada, normalmente, em necessidades de climatização. O maior aerogerador para consumo doméstico tem 5 metros de diâmetro do rotor e apenas produz 3,2 kW de potência nominal. Quando em média são necessários 21 kW para climatizar uma moradia seriam necessários 7 aerogeradores de 5 metros de diâmetro do rotor. Para além de ser inestético é bastante dispendioso investir nesta solução. Será bem mais interessante usar este tipo de energia renovável directamente em aparelhos eléctricos de baixa potência.

Para mais informações ou pedido de orçamento contacte-nos.