Energias Renováveis

Energia Geotérmica

A cada meia hora o Sol fornece à terra o equivalente aos gastos energéticos anuais da Humanidade. Esta energia solar é armazenada debaixo da superfície terrestre e utiliza as propriedades térmicas do subsolo, em conjunto com electricidade, como uma fonte de calor de uma bomba de calor.

Uma das coisas que torna as bombas de calor tão versáteis é o facto de ser um sistema de aquecimento e arrefecimento num só.

Uma bomba de calor aplicada num sistema geotérmico é um equipamento abastecido por electricidade, que utiliza a temperatura estável do subsolo e/ou lençóis de água subterrâneos para aquecer ou arrefecer uma área residencial ou até mesmo uma área industrial.

Tal como qualquer outra bomba de calor, simplesmente transporta a energia térmica de um sítio para o outro, neste caso do subsolo e/ou lençóis de água subterrâneos para a área a climatizar. No Verão, o processo inverte-se, ou seja, o calor do edifício é extraído e transferido para o subsolo, permitindo assim fazer um arrefecimento do ar ambiente. O princípio de funcionamento de uma bomba de calor aproxima-se muito do funcionamento de um frigorífico.

O EnergyManager (Gestor de Energia) é o elemento central do Sistema de Gestão de Energia (EMS). Tem como função o comando e regulação de todos os fluxos energéticos, de modo a que sejam aproveitados de acordo com as necessidades e as temperaturas. O EnergyManager é o sincronizador entre os colectores solares e as bombas de calor e outros os sistemas de refrigeração/aquecimento. As necessidades anuais de energia são garantidas pelo EnergyManager.

Para mais informações ou pedido de orçamento contacte-nos.

Formulário de Contacto Geral